Dicas

Carga molhada? Conheça as dicas para um transporte seguro.

Você já parou para pensar nos cuidados e processos necessários para a produção, comercialização e entrega de alimentos que necessitam permanecer em baixas temperaturas em um país tropical como o nosso, com clima predominantemente quente a maior parte do ano? Usando a cidade do Rio de Janeiro, em pleno verão, como cenário, imagine quais são […]

Grupo ATML

Grupo ATML

4 de novembro de 2020

Avalie este post

[Total: 0   Average: 0/5]

Você já parou para pensar nos cuidados e processos necessários para a produção, comercialização e entrega de alimentos que necessitam permanecer em baixas temperaturas em um país tropical como o nosso, com clima predominantemente quente a maior parte do ano?

Usando a cidade do Rio de Janeiro, em pleno verão, como cenário, imagine quais são os desafios enfrentados pela logística para realizar entregas de produtos congelados ou refrigerados em um calor de mais de 40 graus sem que eles percam as condições necessárias para evitar a contaminação e proliferação de microrganismos.

A indústria alimentícia mundial investe em maquinários e locais específicos para estocarem e manusearem os itens congelados e refrigerados até que eles sejam expedidos para entrega. Além dessa atenção no armazenamento, esses produtos devem manter um controle de temperatura rigoroso durante todo o trajeto para a entrega, fazendo-se necessário uma logística específica para manter a integridade e as especificações iniciais de produção e qualidade do produto.

Entendendo a importância do transporte profissional neste segmento, vamos detalhar nesta matéria as características necessárias dos veículos para garantir que a entrega dos produtos congelados e resfriados, também conhecidos como carga molhada pelo mercado, seja realizada dentro das conformidades legais exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão que regula, verifica e fiscaliza a qualidade dos produtos perecíveis e alimentícios.

BAÚ

Antes de mais nada, vamos exemplificar o funcionamento do baú aliado ao equipamento de refrigeração.

Os baús frigoríficos são implementos que procuram conter a entrada de calor do ambiente externo para dentro do compartimento de carga.

Para que tenha um excelente isolamento térmico, o baú deve ser fabricado com materiais nobres e específicos para este fim. Porém, mesmo com os materiais de maior qualidade do mercado, o baú isolado não será capaz de impedir por completo a entrada de calor caso não tenha um equipamento de refrigeração instalado. É comum acreditarem que a função deste equipamento seja somente resfriar o baú, onde, na verdade, isto é apenas uma consequência ao fato do resfriamento retirar todo o calor do ambiente.

O refrigerador é usualmente instalado na parte superior do baú e se divide em duas unidades: unidade conservadora e unidade condensadora.

Enquanto a unidade conservadora utiliza o vento frio para entrar em contato com o interior do baú, refrigerando-o, a unidade condensadora atua externamente, retirando todo o ar quente de dentro do baú e promovendo a troca de calor.

Como podem observar, o isolamento do baú é imprescindível para que a entrada de calor seja menor e, então, como reflexo, o equipamento utilizado para refrigeração será capaz de trabalhar com menor esforço, reduzindo o consumo de combustível e prologando a vida útil do equipamento.

Em outras palavras, essa carroceria refrigerada é uma câmara frigorífica rodoviária, desenvolvida de acordo com as características de temperatura de conservação do produto a ser transportado e do veículo que o acompanhará. O objetivo é garantir a integridade do produto no momento do transporte.

PRODUTOS REFRIGERADOS E CONGELADOS

Agora que você já compreende o funcionamento do baú para a logística de carga molhada, vamos falar sobre algumas características específicas de temperaturas para determinados produtos.

Produtos refrigerados

O baú refrigerado com uma temperatura média entre 4º e 7ºC são apropriados para produtos que não estejam congelados.

Ideal para o transporte de:

Produtos congelados

O baú frigorífico com uma temperatura média entre -15 e -20ºC são apropriados para produtos congelados.

Ideal para o transporte de:

VEÍCULO APROPRIADO

Para garantir que seus produtos sejam entregues em segurança e mantenham a qualidade, é necessário possuir veículos confiáveis e que cumpram com as normas regulatórias impostas pela ANVISA.

Caso sua empresa não disponha de frota própria para o transporte adequado, você pode buscar solução através do outsourcing em transporte com empresas que possuem know-how no segmento de carga molhada. Afinal, depois de todos os processos para manter a integridade do produto, não será no momento da entrega ao seu consumidor que você vai querer correr o risco de comprometer a segurança e qualidade do mesmo.

Se há interesse em terceirizar seu transporte refrigerado ou congelado, a 360 Log dispõe dos mais variados veículos, de fiorino à truck, para o seu transporte ocorrer com tranquilidade. São mais de 40 anos oferecendo soluções para transporte de carga seca e molhada, possibilitando seus clientes a focarem somente em seu core business e gerarem mais resultados.

Compartilhe

Comente

Leia também